Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

JUSMARI COMANDA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DEBATEU DESAFIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Publicado em: 10/4/2019

Enviar para CCJ da Câmara dos deputados em Brasília um documento contra a reforma da previdência no que diz respeito a aposentadoria rural e organizar uma reunião com a DESENBAHIA para tentar desburocratizar o financiamento para pequenos produtores rurais. Estas foram duas, das muitas decisões tomadas, durante Audiência Pública da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, comandada pela presidente Jusmari Oliveira.

A sessão teve a participação da FETAG, Federação dos Trabalhadores em Agricultura, e o tema foi OS DESAFIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR. “Desde que assumi a presidência da Comissão de Agricultura fiz um compromisso de ter uma atuação democrática abrindo espaço para o debate entre todos os setores que fazem a agricultura na Bahia e assim estamos fazendo”, disse Jusmari.

A reunião realizada nesta terça-feira, 09 de abril, lotou o Plenarinho da Assembleia e mobilizou além de parlamentares, sindicalistas, representantes de cooperativas e dezenas de trabalhadores e trabalhadoras do campo. “Foi um dos mais belos momentos para nós da agricultura familiar, a Fetag está muito agradecida a deputada Jusmari por esta oportunidade para falar das nossas demandas aqui nesta Casa” disse Maria Cristina, secretária de Políticas Agrárias da FETAG.

A mesma linha de pensamento foi adotada por Paulo Soares, secretário de Políticas Agrícolas da FETAG. Para ele audiências como esta podem ajudar a fortalecer a agricultura familiar principalmente em questões vitais como assistência técnica, financiamento, escolas de qualidade para os filhos dos agricultores, maior aproveitamento dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar, segurança pública no campo e criação de pequenas agroindústrias “Foi uma reunião muito produtiva, debatemos aqui, assuntos de grande interesse para todos os nossos companheiros de luta,” frisou.

Além da deputada Jusmari estiveram presentes os deputados Sandro Regis, vice-presidente da Comissão, Zé Cocá, Eduardo Sales, Bobô, Neuza Cadore, Zó, Talita, Maria Del Carmem e também os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural Jeandro Ribeiro, representante da Secretaria do Meio Ambiente Silvana Neuza Pereira Canário, além de lideranças de entidades sindicais de várias regiões da Bahia. Tanto Silvana quanto Jenadro, colocaram as suas secretarias a disposição da FETAG e afirmaram ser muito importante esta parceria com este importante setor da economia baiana.

No final da reunião um clima de emoção e alegria tomou conta dos presentes e os agricultores e agricultoras da FETAG não economizaram palavras para agradecer a iniciativa da deputada Jusmari Oliveira. “Este é um grande momento para a FETAG. Agradeço muito a deputada Jusmari por este encontro tão positivo onde pudemos mostrar a nossa força e o nosso trabalho” disse Maria Cândida Queiroz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Felix, no Recôncavo Baiano.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *