Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Correntina é o primeiro município a receber a Feira Cidadã em 2020

Publicado em: 07/2/2020

Correntina, no oeste da Bahia, é o primeiro município em 2020 a receber a Feira Cidadã, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), nestas quinta (6) e sexta-feira (7). O evento oferece gratuitamente mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, exames preventivos, eletrocardiograma, ultrassonografia, consultas com oftalmologistas (incluindo rastreio para cirurgia de catarata), além de serviços de odontologia com prótese dentária e triagem para cirurgias eletivas – hérnia inguinal, epigástrica e umbilical, mioma, histerectomia e vesícula.

Segundo o coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, esta é a 50ª edição realizada pelas VSBA. “Pretendemos atender 15 mil pessoas em Correntina. Temos envolvidos 280 profissionais. Os serviços de odontologia vão se estender até terça-feira [11]. As cirurgias de catarata serão realizadas no sábado [8] e no domingo [9], no hospital de Correntina. Já as cirurgias eletivas terão início na primeira semana de março”, explicou.

Mais de 450 mil baianos foram atendidos pela Feira Cidadã em 2019, segundo o coordenador. “Atingimos todas as expectativas. Realizamos mais de 30 mil cirurgias de catarata e mais de 20 mil cirurgias eletivas”, acrescentou.

O pequeno produtor Adão Almeida da Silva, 45 anos, aproveitou para realizar o tratamento odontológico durante a Feira Cidadã. “Eu gostei muito do tratamento. Fui muito bem atendido. Tinha muito tempo que eu aguardava para cuidar dos meus dentes e não tinha oportunidade. Agora, fui atendido sem gastar dinheiro”. De acordo com o cirurgião dentista Roberto Fabiano de Oliveira, o tratamento feito por Adão, incluindo uma prótese, custaria cerca de R$ 1,5 mil em uma clínica particular.

Késia Santos, 13, também foi atendida no primeiro dia da Feira Cidadã e descobriu a necessidade de usar óculos. “Na escola, eu não enxergava direito. Por isso, tinha muita dificuldade para aprender. Há algum tempo que minha mãe tentava me levar em um oculista, mas não conseguia. Com a vinda do caminhão da Feira Cidadã, ficou muito mais fácil. Já fiz meus exames”.

Saúde e economia

Correntina é um dos maiores municípios em extensão territorial da Bahia, com a economia baseada na produção de soja, algodão e pecuária. Segundo o prefeito Nivaldo Maguila, além de impactar na saúde da população, a feira vai proporcionar economia para o município. Para deslocar os pacientes para outras cidades, lembrou Nivaldo, a Prefeitura precisa “bancar ambulância, diária do motorista, combustível, ajuda de custo para cada paciente e custeio dos próprios exames”.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *