Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Bahia foi terceiro principal destino de viagens domésticas em 2019, aponta IBGE

Publicado em: 12/8/2020
Bahia foi terceiro principal destino de viagens domésticas em 2019, aponta IBGE

Foto: Reprodução / Voz da Bahia

Um levantamento inédito feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo mostra que, em 2019, a Bahia foi o terceiro principal destino de viagens domésticas no Brasil. De acordo com o módulo de turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgado nesta quarta-feira (12), foram realizadas 1,7 milhão viagens para o estado, o equivalente a 8,7% de todas as 20,6 milhões ocorridas em todo o país.

 

Acima da Bahia, aparecem apenas São Paulo, destino de 3,9 milhões de viagens (18,9%), e Minas Gerais, com 2,6 milhões (12,8%). Na mesma ordem, esses três estados são também as principais origens das viagens domésticas – 4,2 milhões saídas de São Paulo, 2,9 milhões, de Minas Gerais e 1,5 milhão, da Bahia.

Imagem: IBGE

 

Por outro lado, desses três principais estados, apenas a Bahia recebeu mais viagens do que originou, numa diferença de 190 mil. É o segundo maior saldo positivo, atrás apenas de Santa Catarina, que em 2019 teve mais 235 mil viagens chegando do que partindo. Todos os estados do Nordeste seguiram essa tendência.

 

Já os estados com menor movimentação turística estão no Norte do país: Acre, Amapá e Roraima, essa última com o menor número de viagens destinadas para o estado (34 ou 0,2%).

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *