Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Com apoio da Embaixada da Índia, Salvador terá evento oficial no Dia Internacional do Yoga

Publicado em: 30/10/2020

por Rebeca Menezes

Com apoio da Embaixada da Índia, Salvador terá evento oficial no Dia Internacional do Yoga

Fotos: Divulgação / Embaixada da Índia

Salvador pode receber oficialmente, em 2021, a comemoração do Dia Internacional do Yoga. A ideia é incluir a capital baiana no calendário oficial organizado pela Embaixada da Índia no Brasil.

 

Comemorado em 21 de junho, o Dia Internacional do Yoga foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2014. Por isso, desde 2015 são realizados encontros em diversos países no mundo. No Brasil, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba já incluíram o evento no calendário anual de atividades.

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, o primeiro secretário da embaixada indiana, Arjun Deore, explicou que já conversou com as autoridades locais para garantir a reunião de centenas de praticantes baianos no próximo ano. “Durante nossa visita a Salvador, em outubro, nós tivemos conversas preliminares com a prefeitura e também com o governo da Bahia. Ambos foram muito receptivos à ideia”, comemora Deore. Porém, o representante da embaixada reconheceu que os parâmetros do evento dependerão de quais serão as exigências sanitárias em junho do próximo ano. “Como estamos no meio da pandemia da Covid-19, os elementos exatos da celebração dependerão de como a pandemia vai se desdobrar e quais serão os protocolos de saúde”.

 

Este ano, por exemplo, a 6ª edição foi realizada de forma virtual, tendo como tema “Ghar Ghar se Yoga” (Yoga de Casa), com a participação de especialistas em Yoga e Ayurveda. “Por causa da pandemia, nós não pudemos organizar uma sessão em massa de Yoga como fazemos todos os anos”, lamentou o primeiro secretário.

 

A prática chegou ao Brasil na década de 1930 e as primeiras escolas surgiram por volta de 1950, mas o primeiro curso de formação de professores da América Latina só foi fundado no país em 1972. Segundo a Associação Brasileira do Yoga, atualmente mais de quinhentos mil brasileiros praticam a atividade todos os dias. 

 

Evento este ano foi realizado de forma virtual por causa da pandemia

 

SAÚDE FÍSICA E MENTAL
Além de se tratar de um exercício físico, o Yoga também traz contribuições ao conceito de corpo-mente-alma; vegetarianismo; correção postural e integração de movimentos; cultura de paz; o cultivo de bons valores (por exemplo, abstenção de substâncias viciantes); consciência espiritual; integração de si próprio; cultivo da consciência; oxigenação cerebral; cultivo da disciplina, melhoria da qualidade de vida, etc.

 

Por isso, em março de 2017, a prática foi implementada no Sistema Único de Saúde (SUS) como uma terapia alternativa com benefícios reconhecidos aos pacientes. E durante a pandemia, ela foi incorporada por novos praticantes, por auxiliar no combate à ansiedade e na reabilitação de pessoas infectadas pela Covid-19. 

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *