Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Salvador adota prontuário eletrônico em 100% das unidades de saúde

Publicado em: 23/12/2020
Salvador adota prontuário eletrônico em 100% das unidades de saúde

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

As informações dos pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde de Salvador estarão disponíveis de forma digitalizada num banco de dados através do prontuário eletrônico, presente em 100% dos postos da rede municipal. As informações vão desde o nascimento, situação vacinal a procedimentos realizados.

 

Para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a medida garantirá mais resolutividade na assistência aos pacientes, além de otimizar a gestão dos recursos aplicados nas políticas públicas do setor na capital baiana.

 

A pasta ressalta que a utilização dessas informações sobre o paciente proporciona o diagnóstico e tratamento adequado, impactando na produtividade da equipe, além de possibilitar o cruzamento de dados, antes impossível com o prontuário em formato impresso. Os registros ficam salvos por tempo indeterminado, sem ocupar espaço físico nas unidades de saúde.

 

“Nosso sistema permite um maior controle de doenças e agravos no município, para que os profissionais possam rapidamente perceber os pacientes que precisam de atenção. O equipamento é disponível para toda a rede, inclusive de vigilância à saúde, um exemplo claro são os pré-natais, caso a gestante falte a uma ocasião, o prontuário vai apontar, ela pode ser chamada ou uma equipe se deslocar, se for o caso”, explicou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *