Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

ROMARIA ECOLÓGICA MARCA OS FESTEJOS DE SÃO SEBASTIÃO EM SÃO DESIDÉRIO

Publicado em: 21/1/2019

 

 

 

 

 

 

Dezenas de pessoas participaram da XX Romaria Ecológica de São Sebastião realizada neste domingo 20. Com saída em frente à Igreja Matriz na sede de São Desidério, por volta das 06h30min, os romeiros caminharam por aproximadamente 09 km num percurso via chapada até o povoado de Morrão.

A manifestação já faz parte do calendário cultural do município. Pausa para farofa e rodas de samba animaram os participantes durante o trajeto. O pequeno Miguel participou pela segunda vez. “Ano passado vim pela primeira vez e gostei. Esse ano voltei especialmente para refazer o percurso e participar dos festejos de São Sebastião com meus avós”, declarou o participante natural de Brasília.

Na chegada dos romeiros ao povoado, uma procissão conduziu o andor com o santo que é padroeiro da localidade até a igreja onde foi celebrada uma missa solene que contou com a presença de autoridades e população em geral. “Há cerca de oito anos participo dessa tradição. Esse ano veio apenas eu e meu tio. Para minha família já virou tradição participar da Romaria Ecológica de São Sebastião”, comentou o participante Rendell Lurik.

História – A Romaria Ecológica surgiu a partir de um resgate cultural do percurso em virtude de ser esta a única via de acesso entre a sede de São Desidério e o povoado de Morrão na década de 1960. O trajeto foi esquecido, anos mais tarde, por conta da viabilização de outra estrada de acesso. Em 1999 a romaria teve início por meio da iniciativa popular e posteriormente passou também a contar com o apoio da Prefeitura Municipal.

“A Romaria Ecológica de São Sebastião, que este ano completa 20 anos de tradição contou com boa participação popular e isso mostra a riqueza das tradições do nosso município e a Prefeitura sempre está valorizando e apoiando essas manifestações culturais”, afirmou o prefeito Zé Carlos. O encerramento foi marcado por um almoço servido aos romeiros.

Canabravão – Além de rezas e celebrações na sede do município e outros povoados, também na localidade de Canabravão, a aproximadamente 20 km da sede, as comemorações em honra ao santo contaram com rezas nas residências e celebração de uma missa solene na igreja local realizada à noite.

Ascom/Prefeitura de São Desidério
  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *