Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

PREFEITO JÚNIOR BUSCA CONHECIMENTO PARA IMPLANTAR A CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA EM BROTAS DE MACAÚBAS

Publicado em: 03/4/2019

Na última sexta-feira (29), o Prefeito Litercílio Júnior, acompanhado do Médico Veterinário Lucas Silva, do ex-aluno da EFAR Solano Sousa, e dos agricultores Roberto (ACOCAB) e Erasmo (Bela Sombra), percorreu mais de 400 km, visitando municípios do Território de Irecê, para conhecer caminhos para a Certificação Orgânica de produtos oriundos da Agricultura Familiar, a partir da experiência do Grupo Raízes do Sertão, vinculado à Rede de Agroecologia Povos da Mata.

A Rede de Agroecologia Povos da Mata é a primeira Organização Participativa de Avaliação da Conformidade (OPAC) do estado da Bahia. A organização é composta por agricultores e produtores da agricultura familiar, que tem como objetivo organizar os grupos a partir da OPAC e buscar a certificação orgânica dos produtos agrícolas e seus derivados.

Na oportunidade várias propriedades pertencentes a OPAC foram visitadas no município de Barro Alto, entre elas a Agroindústria Orgânicos do Quintal que produz, extrato de tomate, molho de pimenta, cebola em conserva, geleia de banana, morango sem açúcar, além da venda de outros produtos orgânicos, como, cenoura, beterraba, cebola e ovos de galinha caipira. Também foi feita a visita no município de Jussara e Souto Soares, em propriedades com larga experiência em caprinovinocultura e criação de ovinos da raça dorper.

O intuito do prefeito, além de conhecer novas experiências existentes em outra região do estado, é de trazer esse conhecimento aos agricultores e partir disso buscar meios para implantar esta prática, tanto para o fortalecimento da agricultura familiar no município, quanto para geração de renda e aquecimento do comércio local.

Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *