Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Ibotirama é 1º lugar de sua categoria no PIB da região Oeste

Publicado em: 28/12/2020

O município conquistou o 1º lugar na região Oeste e está entre os melhores do estado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE formulou um Ranking no qual classifica os municípios brasileiros de acordo com o Produto Interno Bruto – PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos por cada cidade.

A classificação é bastante relevante, já que o PIB funciona como um termômetro da economia e seu crescimento indica um aumento na atividade econômica local.

Dentre os 417 municípios da Bahia, Ibotirama alcançou o 97º lugar no ranking geral do estado. A nível regional, considerando as cidades de até 30 mil habitantes, Ibotirama conquistou a primeira colocação no Oeste.

Os dados utilizados no último levantamento correspondem ao ano de 2018 e levam em conta várias atividades econômicas, a exemplo da agropecuária, indústria, tributos além de serviços da administração como saúde pública, seguridade social, defesa e educação, entre outras.

A nível nacional, Ibotirama ultrapassou cidades consideradas mais desenvolvidas e, do total de 5.570 municípios da federação, alcançou a 1826ª posição.

A excelente colocação no ranking do PIB confirma os resultados positivos obtidos recentemente, como a boa classificação no Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração e no ranking do Tesouro Nacional de qualidade das informações contábeis e fiscais, além da ótima classificação no Índice Firjan e do reconhecimento recebido pela SUDENE e pelo Ministério da Saúde, bem como pelo recebimento do Selo UNICEF. E, além de consolidar as conquistas já alcançadas, sinaliza uma perspectiva promissora no ritmo de crescimento do município para os próximos anos.

Fonte:Informativo da Bahia

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *