Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

BROTAS DE MACAÚBAS: NOTA DE ESCLARECIMENTO – MUDANÇA DE TURNO ESCOLA BOM JESUS

Publicado em: 20/2/2019

A Secretaria Municipal de Educação do município de Brotas de Macaúbas vem pelo presente esclarecer sobre a mudança de ensino no período noturno na Escola Municipal de 1º Grau Bom Jesus, na comunidade de Mata do Bom Jesus.

Visando otimizar recursos na área da educação e garantir um melhor ensino aos alunos na rede municipal, a Secretaria vem realizando estudos e buscando dados de todas as escolas municipais para fazer os ajustes necessários e reordenar a sua rede municipal de ensino. Desta forma, no que se refere ao núcleo da Escola Bom Jesus, observou-se os dados para este ano letivo de 2019, que o número de alunos era baixo para o funcionamento de três turnos, sendo um total de 90 alunos desde a educação infantil ao fundamental, e 38 no EMITEC. Ressaltando que o EMITEC é de responsabilidade do estado e conta com o apoio do município dentro de suas possíveis condições, sendo cedido 03 professores efetivos para mediação do ensino, mais a merenda e transporte escolar.

Vale considerar, que de acordo o comparativo a outros núcleos que funcionam o EMITEC, a exemplo o Cocal que possui 142 alunos, o ensino já funciona desta forma com turno matutino e vespertino desde 2018 e que foi uma mudança considerada positiva. Para este ano de 2019, o núcleo de Feira Nova vai passar a funcionar nesse mesmo sistema.

Ainda dentro dos questionamentos acerca da extinção do turno do período noturno para o vespertino, se a mudança viria a interferir na desistência de parte dos alunos, para isso, foi realizado um levantamento informal e observou-se que não haveria grandes prejuízos, tendo em vista que a maioria deles são adolescentes e não possuem um trabalho formal. Dentro desse contexto, a Secretaria também realizou uma consulta ao CEMIT – Centro de Intermediação Tecnológica, onde os alunos do EMITEC são matriculados, e eles informaram que o município tem essa autonomia para realizar os ajustes necessários para o bom funcionamento da intermediação tecnológica.

Em tempo afirmamos o nosso compromisso para o bom desenvolvimento da educação do município de Brotas de Macaúbas, e esclarecemos que esse reordenamento que foi feito seguiu os parâmetros legais embasados na realidade local, considerando os aspectos pedagógicos, financeiros e administrativos a partir da análise da atual estrutura da Escola Municipal Bom Jesus.

Secretaria Municipal de Brotas de Macaúbas/ Prefeitura de Brotas de Macaúbas – Terra de Gente Feliz

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *