Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

MUQUÉM: GESTÃO PARTICIPATIVA AGRADA A POPULAÇÃO

Publicado em: 06/4/2019

Da Redação

A prefeitura de Muquém do São Francisco comandada pelo prefeito Márcio Mariano (PP) vem implementando uma gestão democrática e com acentuada participação popular, modelo que tem agradado a população.

No âmbito da inclusão social, as secretarias estão promovendo ações que aproximam administração e comunidade.

Nesta quinta-feira (04), a 1ª edição da Caravana Cidadã levou serviços oferecidos pela prefeitura até a comunidade quilombola Jatobá. Nesta espécie de mutirão de atendimento, os moradores tiveram acesso a atividades com educador físico, orientações sobre o controle do barbeiro, Carteira de Identidade, testes rápidos de saúde, Bolsa Família, instruções sobre a DAP e o Garantia Safra, além de palestras com psicólogas, atendimento e visitas com assistentes sociais e Conselho Tutelar. Uma próxima etapa já está programada para o povoado de Mangas.

Na próxima semana, no dia 9 de abril, a Secretaria de Saúde estará promovendo a 5ª Conferência Municipal com o tema “Democracia e Saúde”, na sede do município. Um espaço que reunirá setores representativos da sociedade, para debater a situação da saúde pública e elaborar estratégias e políticas acerca do tema.

Já no dia 10, será a vez de planejar o futuro do município por meio das ações do Plano Diretor Participativo (PDP). O grupo que coordena os trabalhos realizará reuniões nos povoados para ouvir os cidadãos. Uma agenda preestabelecida contempla encontros onde os moradores das comunidades rurais, assim como os da sede, poderão dar sugestões que, depois de debatidas, passarão a compor um documento que será encaminhado à Câmara Municipal para se tornar lei. Os eixos temáticos devem apontar as prioridades, eleitas pela população, que irão nortear as ações da prefeitura nas suas mais diversas áreas de atuação.

“É fundamental que haja essa harmonia entre gestor, equipe administrativa e população para que o município se desenvolva de maneira sustentável. Nossa gestão tem sempre procurado ouvir a voz das comunidades, mas agora estamos intensificando esse trabalho, de forma que possamos construir políticas públicas cada vez mais participativas e um governo inclusivo”, enfatizou o prefeito Márcio Mariano.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *