Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DO TRE-BA, NOVO MODELO DE BIOMETRIA FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BARREIRAS

Publicado em: 13/5/2019

Barreiras foi escolhida pela atual gestão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) para sediar a audiência pública que abre a última fase da campanha de biometria do Estado, com data marcada para iniciar o processo de cadastramento nesta segunda-feira (13). O evento, realizado na Câmara de Vereadores na sexta-feira (10), reuniu vereadores, prefeitos, secretários de governo e juízes eleitorais de municípios do Oeste baiano. No encontro o presidente do TRE, desembargador Jatahy Júnior apresentou o novo modelo de biometria que pretende cadastrar eleitores ainda que não fizeram o cadastramento.

Com um eleitorado de pouco mais de 10, 4 milhões de pessoas, a Bahia alcançou 7,5 milhões de eleitores biometrizados, e a meta agora, é cadastrar os cerca de 2,8 milhões restantes. “Atingimos 70% de cadastros em todo o Estado, um dos maiores percentuais do Brasil, mas, agora, temos o desafio de continuar o processo de forma mais cômoda para o cidadão, com o agendamento prévio do dia e hora para que ele faça a sua biometria sem filas e com comodidade. Importante destacar que na eleição de 2020 quem não estiver biometrizado terá seu título cancelado”, destacou o presidente do TRE/Bahia.

O novo modelo prevê, a partir de 13 de maio, a abertura simultânea de revisão extraordinária em todas as Zonas Eleitorais e municípios integrantes que ainda não fizeram a biometria. O encerramento será em 31 de outubro podendo sofrer alterações, a pedido do Juízo Eleitoral. Para as zonas eleitorais que possuem atualmente menos de 60% do eleitorado biometrizado, o prazo final será em 18 de fevereiro de 2020. Barreiras atingiu a meta de mais de 80% de cadastros biométricos, graças ao trabalho realizado em parceria com a Prefeitura e o TRE.

“Realizamos uma grande mobilização para que os cadastros de biometria fossem efetivos em nosso município. Garantimos às equipes de trabalho, toda a estrutura necessária para realizar os atendimentos, além disso, disponibilizamos transporte de eleitores da zona rural até a sede, otimizando a realização dos cadastros, tudo, sob a orientação do Tribunal Regional Eleitoral. Nesta etapa final, vamos mais uma vez, oferecer todas as condições para buscar os 100% de eleitores biometrizados em Barreiras”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Para as pessoas que ainda não realizaram suas biometrias, o processo se dará, via agendamento prévio, disponibilizado pelo site do TRE-BA (www.tre.ba.jus.br) ou através de ligação para a central telefônica disponibilizada pelo Tribunal, cujo número será divulgado em momento oportuno. O agendamento será feito com dados pessoais do eleitor que será atendido. “Essas informações, além de garantir o acesso ao eleitor às urnas, servirão para alimentar o banco de dados para, no futuro, a emissão do documento único de identidade”, explicou o secretário de planejamento, estratégia e eleições do TRE, Maurício Amaral.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *