Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Ibotirama: Biblioteca incentiva o hábito da leitura tradicional

Publicado em: 05/8/2019

Em plena era digital e com o advento da Internet, cada vez mais popularizada, um tradicional centro de leitura e pesquisa, com livros reais e palpáveis resiste impoluta.

A Biblioteca Damião Dantas, mantida pela Associação e Colégio de Cultura e Arte de Ibotirama (ACCARI) completa treze anos servindo literatura e cultivando o hábito da leitura.

A biblioteca surgiu a partir da I Gincana Cultural encabeçada pela Diretoria da ACCARI, no ano de 2005, que reuniu toda a comunidade escolar ibotiramense. Na ocasião foram arrecadados mais de sete mil livros.

Aberta ao público desde maio de 2006, quando foi oficialmente inaugurada, a biblioteca funciona em sede própria, na Avenida J.K (antigo Colégio Cenecista), no centro da cidade e já recebeu mais de treze mil visitantes. Atualmente possui mais de nove mil títulos cadastrados dos mais variados temas, entre livros de ficção, enciclopédias, romances, infantis e coletâneas. A parceria da prefeitura mantém uma bibliotecária no local, a professora Terezinha Pereira, que recentemente foi eleita presidente da ACCARI.

Em 2012, a associação foi contemplada com R$ 50 mil pelo “Prêmio Mais Cultura de Apoio às Bibliotecas Comunitárias do Estado do Bahia”, valor que foi destinado à modernização do espaço, aquisição de equipamentos, mobiliários e ampliação do acervo.

Além de servir como ponto de apoio para estudantes da sede, zona rural e do público em geral, a contação de histórias e as rodas de leitura também fazem parte da rotina da biblioteca que pretende desenvolver, nas escolas do município, um trabalho itinerante de valorização das obras literárias e do local.

Atual Diretoria da ACCARI:

Presidência: Terezinha dos Santos Pereira

Vice-presidência: Reginaldo Belo

Tesouraria: Carlos Araújo e Miguel Barreto

Secretaria: Elta Mineiro e Vitória Rodrigues

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *