Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Governo mapeia crianças não vacinadas contra sarampo; na Bahia número ultrapassa 110 mil

Publicado em: 31/10/2019

por Jade Coelho

Governo mapeia crianças não vacinadas contra sarampo; na Bahia número ultrapassa 110 mil

Foto: Reprodução / Osnei Restio

A situação vacinal de sarampo de 6,5 milhões de crianças de seis meses a menores de cinco anos foi mapeada pelo Ministério da Saúde. O objetivo da iniciativa, de acordo com a pasta, é de que as informações norteiem gestores locais para a definição de estratégias para realização de busca ativa das crianças com o esquema vacinal incompleto.

 

Os dados foram anunciados nesta terça-feira (29), em Brasília, durante apresentação do balanço das ações da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo.

 

O levantamento computou o quantitativo de doses aplicadas da tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. O documento aponta que a Bahia possui 428.527 crianças dentro da faixa etária alvo da vacinação. Um total de 110.405 crianças que não foram submetidas a nenhuma dose da imunização. Outras 145.904 tomaram a primeira dose, 141.569 as duas doses e 30.649 três doses ou mais.

 

“A lista das crianças não vacinadas é uma iniciativa do Ministério da Saúde para potencializar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias na busca ativa dessas crianças. A medida vai apoiar os municípios no alcance da meta de cobertura vacinal contra o sarampo, para que eles consigam receber o restante dos R$ 206 milhões liberados pela pasta para ações locais de vacinação. Com esse reforço financeiro e a estratégia da busca ativa, os municípios terão fôlego para organizar e implantar mais ações de imunização a quem mais precisa”, destacou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim.

 

A média nacional de vacinação contra o sarampo em crianças de seis meses a menores de um ano atingiu a meta de 95%. A Bahia, no entanto, ainda não conseguiu alcançar o índice. No estado a cobertura vacinal para este público está em 82,27%, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *