Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Reunião traça estratégias para trabalho conjunto na Região dos Gerais do Rio Preto

Publicado em: 12/2/2020

A reunião, solicitada pelo secretário Leanderson Barreto, entre Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semmarh) de Formosa do Rio Preto e Inema nesta segunda-feira (10/02), em Barreiras, traçou estratégias para um trabalho conjunto na região dos Gerais do Rio Preto. O encontro se deu com o coordenador regional, Saul Reis, a coordenadora técnica, Lorena Barbosa, e o geólogo Leibe Santos, todos dos Inema, além da analista ambiental da Semmarh, a engenheira agrônoma Carla Mayana.

Segundo Leanderson, a participação do Inema nesta operação é essencial, visto ser o órgão licenciador das atividades agrossilvipastoris e autorizativo da supressão de vegetação no estado da Bahia, ou seja, é o Inema que concede as autorizações para que os agricultores possam desmatar e utilizar as áreas, em conformidade com as leis. Por isso, é indispensável que tenha conhecimento dos últimos acontecimentos em Formosa e atue conjuntamente com o órgão municipal com o objetivo de planejar e executar estratégias para fiscalizar, monitorar e controlar os problemas ambientais na região dos Gerais.

Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente de Formosa também apresentou o Projeto Escarpa, de autoria da Semmarh, para monitorar in loco os pontos críticos do município com alta probabilidade de rompimento e erosão (mais de 40 já identificados por meio de imagens de satélite).

A primeira ação dessa força tarefa será fiscalização conjunta dos técnicos do Inema e da Semmarh nos locais das últimas erosões, soterramento e voçorocas, na localidade Pintada, para melhor análise e respectivas autuações dos agricultores que não estejam regulares no cumprimento da legislação ambiental.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *