Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

EM TEMPOS DE COVID, RIACHÃO DAS NEVES OFERECE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PARA GESTANTES

Publicado em: 25/4/2020

A fim de atender as gestantes do município de forma diferenciada durante a pandemia de Coronavírus, o município de Riachão das Neves disponibiliza a partir deste sábado a realização de ultra-sonografias obstétricas de forma itinerante, com a nova colaboradora dos serviços de saúde municipais, Dra. Ana Paula Lobo.

A estratégia tem funcionado bem em outros serviços, a exemplo da vacina contra gripe, e trouxemos a experiência para o serviço pré-natal. Em breve exames laboratoriais serão também oferecidos desta forma a este público, evitando que gestantes e acompanhantes circulem em veículos coletivos e no ambiente hospitalar sem necessidade. Nosso objetivo é evitar o aumento da circulação de pessoas e a exposição de nossas futuras mamães e bebês a ambientes potencialmente arriscados para a transmissão da COVID-19, observando os critérios e fluxos estabelecidos pela portaria 47 da SESAB – Secretária Esradual de Saúde da Bahia, esclarece a secretária de saúde, Franciane Moura.

O prefeito municipal, Miguel Chrisóstomo, afirma apoiar todas as estratégias de proteção em saúde voltadas para populações de Risco, sendo as gestantes e puérperas um grupo que merece especial atenção.

A coordenadora da atenção básica, Juscinara Sadja, explica que serão priorizadas neste momento as que se encontram em primeiro e último trimestre gestacional. Cada gestante deve procurar a equipe de PSF que a acompanha em seu pré-natal para obter informações sobre o Agendamento. Todas as unidades de PSF serão contempladas. No próximo sábado , serão atendidas gestantes do distrito de Cariparé, na própria comunidade. As pacientes são distribuídas por horários de atendimento, a fim de evitar o contato com outras pessoas, o que tem reduzido significativamente a superlotação da recepção das unidades. Mais de quarenta gestantes foram beneficiadas neste primeiro momento, realizado no CESP – Centro de Especialidades.

A secretária de saúde aproveita a oportunidade para reforçar a importância das medidas de distanciamento e isolamento social, da higienização frequente e adequada das mãos, e do uso de máscaras de proteção individual ao sair de casa ( apenas em casos de extrema necessidade).

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *