Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Barra: Incêndio varre localidade perto de zona urbana; fogo já atingiu cerca de 1,5 mil ha

Publicado em: 24/9/2020

por Francis Juliano

Barra: Incêndio varre localidade perto de zona urbana; fogo já atingiu cerca de 1,5 mil ha

Foto: Divulgação / Secretaria de Meio Ambiente de Barra

Os incêndios que ocorrem em Barra, no Oeste baiano, há mais de uma semana atingiram nesta quarta-feira (23) uma comunidade próxima à zona urbana. O fogo varreu o que estava pela frente. Ficou de pé apenas as construções na comunidade chamada de Bebedouro.

 

“Só faltou queimar as casas. Queimou as chácaras, pomares, só ficaram as casas mesmo”, disse o presidente do conselho de meio ambiente do município, Joaquim Dantas. A suspeita é que o incêndio tenha sido provocado por queimadas, usadas para limpeza de pastos. “Provavelmente alguém fez isso para limpeza de terreno e perdeu o controle”, supõe Dantas. Desde quando os incêndios (ver aqui) começaram, em torno de 1,5 mil hectares de área já foram consumidos no município. Nesta quarta, mais duas aeronaves se somaras às outras duas e fazem voos frequentes para debelas as chamas nas regiões de Torrinha, Simão e Porto Novo.

 

Um dos motivos da resistência do fogo é que os incêndios ocorrem em áreas de difícil acesso. Algumas ficam a 80 quilômetros da sede da cidade. “Ficam do outro lado da margem do rio [São Francisco]. Lá é só mata nativa, fechada. Não mora ninguém, não tem estrada, não tem acesso, não tem casa, nada nada”, explicou.

 

Os aviões que fazem o trabalho de combate ao fogo foram enviados pela secretaria de meio ambiente do estado [Sema]. A ação conta com apoio do Inema, do Corpo de Bombeiros de Barreiras e de brigadistas locais.

 

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *