Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

PF deflagra operação para investigar esquema de corrupção na OAB de São Paulo

Publicado em: 17/11/2020
PF deflagra operação para investigar esquema de corrupção na OAB de São Paulo

Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação nesta terça-feira (17) para apurar supostos crimes de corrupção praticados no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP). A “Operação Biltre” cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Segundo a PF, a investigação começou em setembro deste ano, depois do recebimento de uma denúncia de um advogado que informou ter sido vítima de investida supostamente realizada por grupo composto por um empresário e dois advogados, sendo um deles membro do Conselho Secional da OAB-SP.

De acordo com as investigações, o grupo solicitou propina de R$ 250 mil para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP para encerrar processos disciplinares em tramitação, assim como retirá-los de pauta.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa e organização criminosa, a depender da evolução das investigações, disse a Polícia Federal, em comunicado divulgado.

A operação foi chamada de Biltre pela expressão estar relacionada ao comportamento de quem age de forma vil, canalha, infame, desprezível, “o que bem exprime o comportamento do grupo investigado, o qual se dispõe a cometer ou a influenciar que se cometam atos de corrupção dentro de um órgão da Ordem dos Advogados do Brasil que se pressupõe absolutamente probo, qual seja, o Tribunal de Ética e Disciplina”, diz nota.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *