Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Governo da Bahia assume administração do aeroporto de Paulo Afonso

Publicado em: 18/11/2020
Governo da Bahia assume administração do aeroporto de Paulo Afonso

Foto: Reprodução/Radar Aéreo

O aeroporto de Paulo Afonso, na região do Vale do São Francisco, agora está sob a responsabilidade do governo da Bahia. O equipamento aeroportuário foi delegado à gestão estadual pelo governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (Minfra). O município, que fica localizado entre os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, opera com aviação regular e geral e tem a capacidade de receber aeronaves com até 160 passageiros.

 

O governo baiano será responsável pela exploração do aeroporto pelos próximos 35 anos. A publicação do termo de convênio foi feita no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (13). A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) terá até o final de 2021 para assumir integral e definitivamente a gestão e administração aeroportuária, que atualmente é de responsabilidade da Infraero. Nesse período serão feitos os procedimentos necessários a fim de contratar uma nova concessionária para operar o equipamento.

 

Com o de Paulo Afonso, a Bahia passa a ter 11 aeroportos aptos a operar com voos regulares. “Estamos construindo os novos aeroportos de Bom Jesus da Lapa e de Senhor do Bonfim. Eles têm a previsão de ser concluídos no segundo semestre de 2021. Além disso, o processo de licitação para contratar empresa a fim de elaborar o projeto de reforma e ampliação do aeroporto de Barreiras está na fase de análise de propostas”, destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.

 

Em 2019, a movimentação total de embarque e desembarque de passageiros no aeroporto de Paulo Afonso foi de 12,3 mil pessoas, segundo a Infraero. No período, foram realizados 688 pousos e decolagens. A região recebe uma média de 300 mil visitantes por ano e até o mês de março deste ano o equipamento estava operando com três voos regulares semanais com destino a Recife, mas, por conta da pandemia do novo coronavírus só está recebendo voos da aviação geral.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *