Barra Acontece – Ano 5 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Secretária de Educação Básica do MEC pede demissão; cargo tem 5ª mudança

Publicado em: 30/3/2021
Secretária de Educação Básica do MEC pede demissão; cargo tem 5ª mudança

Foto: Eugênio Barreto/Secretaria de Educação de Sergipe A secretária de Educaçã

A secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação Izabel Lima Pessoa pediu demissão nesta segunda-feira (29). O cargo registra a 5ª saída desde o início do governo Jair Bolsonaro (sem partido), em 2019.

 

Pessoa estava no cargo desde agosto de 2020, quando seu nome foi anunciado pelo ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, assim que ele assumiu a pasta, de acordo com a Folha de São Paulo.

 

Com a saída, uma disputa deve ter início com a ala ideológica que atua dentro do MEC, liderada pelo secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim. Aluno do escritor Olavo de Carvalho, Nadalim trabalhava internamente para enfraquecer Izabel Pessoa no cargo.

 

O pedido de demissão foi atribuído a problemas pessoais —a secretária perdeu recentemente o marido para a Covid-19. Interlocutores no MEC dizem, no entanto, que o drama pessoal apenas catalisou o clima de disputa dentro da pasta.

 

Houve atritos recentes relacionados ao Livro Didático, à manutenção de apoio para implementação da Base Nacional Comum Curricular e à transferência para o MEC das discussões para reformular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sempre calculado pelo Inep.

  • Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *