Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Médico vence ação contra padre que o acusou de assassinato após realizar aborto legal em criança de 10 anos

Publicado em: 22/3/2023

O médico Olímpio Barbosa de Moraes Filho venceu na Justiça uma ação por danos morais contra o padre Lodi da Cruz, quase três anos depois de fazer o procedimento previsto em lei que interrompeu a gravidez de uma criança de 10 anos vitima de estupro. Na época, o religioso publicar textos em que acusou o obstetra de “assassinato”. Com a decisão, ele terá que pagar R$ 10 mil de indenização.

 

Olímpio Moraes fez o procedimento em 2020 no Centro de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada, em Recife, Pernambuco.

A sentença foi proferida no dia 2 de março em primeira instância na 23ª Vara Cível de Recife e ainda cabe recurso. Na decisão, o juiz afirmou que o padre usou termo de “cunho calunioso”.

 

“Vislumbro ainda que, apesar da liberdade de expressão, não se pode imputar a uma outra pessoa comentários ofensivos que abalem sua imagem pessoal e profissional baseados em temas polêmicos que inclusive dividem opiniões. Portanto, a liberdade de expressão e de pensamento não é direito absoluto e deve ser exercida em respeito à dignidade alheia para que não resulte em prejuízo à honra, à imagem e ao direito de intimidade da pessoa”, diz a decisão.

 

No processo, o médico apresentou como provas textos publicados pelo religioso no site da Associação Provida de Anápolis, nos quais se referem ao obstetra como “assassino”. A defesa disse, porém, que a palavra usada era “assassínio”.

 

Como provas, o médico apresentou textos publicados pelo padre no site da Associação Provida de Anápolis, nos quais se referem ao obstetra como “assassino”. A defesa disse, porém, que a palavra usada era “assassínio”

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *