Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Prévia do PIB divulgada pelo BC tem aumento acima do esperado e reforça críticas aos juros altos

Publicado em: 16/6/2023

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira o seu Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e o resultado confirma as projeções e estimavas de reação da economia brasileira. Segundo BC, o índice registrou aumento de 0,56% em abril na comparação com o mês de março, acima da aposta do mercado de que o IBC-BR marcaria 0,20%, após uma queda de 0,15% no mês passado. 

 

No acumulado de 12 meses, o índice de atividade econômica do BC registrou alta de 3,43%. Já na comparação com o mês de abril do ao passado, o crescimento registrado foi de 3,88%. No trimestre encerrado em abril, o indicador subiu 3,47% ante o trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, houve alta de 4,06%.

 

Os números do IBC-BR se somam às boas notícias em relação à economia do país, com melhora da atividade econômica, redução da inflação, recuo do dólar e maior volume de negócio no Ibovespa. Os bons números do PIB já haviam sido identificados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na semana passada, o IBGE divulgou o resultado do primeiro trimestre de 2023, que registrou crescimento de 1,9% em comparação com o último trimestre de 2022, impulsionado principalmente pela força do agro.

 

A divulgação da chamada prévia do PIB vem junto com uma nova subida de tom nas críticas de membros do governo Lula e lideranças petistas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por conta da alta taxa de juros do País. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, por exemplo, chegou a dizer que se Campos Neto estivesse trabalhando na iniciativa privada, já teria sido demitido “por errar tanto”. Marinho participa, em Genebra, na Suíça, da 111ª Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

 

“Se fosse em qualquer empresa privada, ele teria sido demitido, porque não está cuidando da abrangência de suas funções. A empresa já teria colocado outra pessoa mais competente no lugar dele”, afirmou Luiz Marinho.

 

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffman, uma das mais contundentes críticas do presidente do BC entre aliados do governo, afirma que Campos Neto “sabota o país”. A deputada destacou que sindicatos e movimentos sociais farão protestos nas ruas nesta sexta contra os altos juros. 

 

“Brasil está voltando aos trilhos, governo Lula atuando forte, mas Campos Neto não ajuda. Na verdade, Roberto Campos Neto pertence ao mercado financeiro, e infelizmente, na economia, quem está ditando regras é o mercado financeiro. Ele já fazia isso antes, está fazendo isso agora, obviamente que ele deve ter também compromisso político com Bolsonaro, e ele só quer que o mercado financeiro dê certo. Ele não está nem aí para o País”, disse Gleisi.

 

Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central se reúne para decidir se mantém a taxa básica de juros no patamar atual de 13,75% ao ano.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *