Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Bahia: Secretarias da Educação e Saúde promovem ações do Setembro Amarelo dedicadas à comunidade escolar

Publicado em: 11/9/2023

As secretarias da Educação (SEC) e da Saúde do Estado (Sesab) estão desenvolvendo um conjunto de ações alusivas ao Setembro Amarelo nas escolas. A mobilização global, que enfatiza a relevância da prevenção do suicídio, acontece durante todo o mês para disseminar informações sobre saúde mental e identificação de sinais de alerta, bem como abordar a importância de buscar ajuda quando necessário. Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a iniciativa tem o intuito de estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento junto à comunidade escolar. Nesta terça-feira (12), por exemplo, será realizada uma palestra alusiva à campanha, às 15h30, no auditório da Sesab.

“Em um esforço conjunto, as secretarias da Educação e da Saúde do Estado da Bahia assumem o compromisso de envidar esforços para a manutenção da agenda de valorização da vida. Nesta perspectiva, este Setembro Amarelo pretende ser um espaço tanto reflexivo, como também propositivo, inclusivo e estruturante de políticas permanentes que valorizem a vida, no espaço escolar”, enfatizou a secretária da Educação, Adélia Pinheiro.

Para a secretária da Saúde, Roberta Santana, o diálogo conjunto vai proporcionar a construção de estratégias de ação e propagação de informações. “As taxas de suicídio entre jovens ainda são extremamente altas e a informação é uma grande aliada nessa luta, principalmente em tempos de fake news. É preciso informar e disponibilizar toda uma rede de acolhimento e atenção a esse jovem e é isso que estamos nos propondo neste evento conjunto entre Educação e Saúde”, ressaltou.

Dentre as ações planejadas, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), haverá, ainda, rodas de conversa, bate-papos e distribuição de cartilhas sobre o tema. Também serão realizadas oficinas em diversos colégios da rede estadual na capital e no interior, com a participação de psicólogas, como Jaqueline Márcia Noronha, que faz parte da equipe do PASVAP. Para ela, a educação desempenha um papel fundamental na prevenção do suicídio. “As escolas têm tentado se preparar de várias maneiras para ajudar no que diz respeito à prevenção do suicídio e o PASVAP atua como ponto de apoio na nossa rede, não somente para professores, mas também para atender a demanda dos alunos e de toda a comunidade escolar”, salientou a especialista.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação da SEC, Maria do Rosário Muricy, lembrou que esta campanha em parceria com a Sesab vem sendo realizada nos últimos cinco anos e faz parte de uma série de atividades desenvolvidas com foco na promoção da saúde socioemocional da comunidade escolar. “O Setembro Amarelo é mais uma das iniciativas que a SEC adota em parceria com instituições, como a Sesab, e que representa o cuidado que todos nós, educadores; profissionais da Saúde; famílias de alunos; e toda a sociedade precisamos ter uns com os outros e com ações direcionadas, especialmente, aos nossos estudantes, consolidando um grande e importante pacto pela vida”.

Programação:
12/09
Palestra “Se precisar, peça ajuda!”, às 15h30, no auditório da Sesab.
20/09
Live “Valorização da vida – Neuroconect e Unifesp
16h, canal do Youtube do IAT ((https://www.youtube.com/@InstitutoAnisioTeixeiraIAT)
26/09
Live – “Setembro Amarelo e violência psicológica”,
16h, canal do Youtube do IAT
Durante o mês – Oficinas nas escolas

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *