Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Barreiras foi destaque no Desfile Cívico de Palmas através da Universidade da Maturidade

Publicado em: 12/9/2023

As comemorações da Independência do Brasil, realizadas na quinta-feira, (7), na cidade de Palmas capital do Estado do Tocantins foram marcadas pela presença do município de Barreiras que desfilou junto com os estudantes do Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), momento em que as bandeiras de Barreiras e da Bahia foram destacadas ao longo do percurso.

A Universidade da Maturidade (UMA), que é oferecida em 10 polos do Estado já formou mais de 6 mil idosos, e no mês de julho do ano passado a proposta foi apresentada à gestão municipal de Barreiras, quando o prefeito, Zito Barbosa, ao lado da então assessora especial do Gabinete, também mestranda da UFT, Marileide Carvalho, receberam representantes da UFT, sob coordenação da Dra. Neila Osório. Marileide é interlocutora na construção de uma parceria entre a Prefeitura de Barreiras e a UFT para implantação da Universidade da Maturidade no município com a Educação Intergeracional – Tecnologia Social.

A Prefeitura de Barreiras já tem importantes iniciativas voltadas para o cuidado com os idosos no município, por meio dos CRAS da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e do Programa Idade Viva, conduzido pela Secretaria de Saúde.

A parceria de Tecnologia Social – Educação Intergeracional visa a melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, ampliando, no espaço universitário, além da convivência social, a aquisição e troca de conhecimentos direcionados ao envelhecimento saudável com ênfase no processo do protagonismo do idoso na sociedade.

A parceria tem a perspectiva de envolver, além da gestão municipal, as universidades UFOB, UNEB e a Academia Barreirense de Letras. “A missão será proporcionar mais anos de qualidade de vida acrescidos à velhice e fazê-los sair da plateia e subirem de volta ao palco da vida” pontua Marileide.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *