Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Projeto da Prefeitura de Barreiras produz colchas e pastas a partir de retalhos e fibras naturais

Publicado em: 12/9/2023

Das mãos habilidosas de mulheres que participam do Projeto Travessia, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, resultam produtos que têm como matéria prima, fibras naturais, papel reciclado e retalhos de tecido. Durante 30 dias, as participantes juntaram os retalhos de cores diversas, costuraram e produziram 30 colchas que serão doadas à Casa de Apoio Barnabé, que hospeda familiares de pacientes do Hospital do Oeste, vindos de outras cidades.

Mais oito dias de trabalho e 150 pastas foram produzidas utilizando cascas de alho, cebola, bagaço de cana, palha de milho, embira de banana e papel usado. As pastas serão entregues aos participantes da V Conferência Municipal de Cultura que será realizada na próxima quarta-feira, (13). Nesta segunda-feira (11), a assessora especial e coordenadora do Projeto Travessia, Maria da Penha, apresentou os itens produzidos para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Junior.

“É gratificante ver o resultado do trabalho destas mulheres, nesta iniciativa que integra o Projeto Barreiras Cidade Verde e Sustentável, e que tem por objetivo desenvolver ações de preservação e conservação dos recursos naturais e ao mesmo tempo, promover o bem-estar, a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social e a sustentabilidade. Estes itens, juntamente com outros, como as biojjóias produzidas no projeto são hoje responsáveis pelo aumento da renda de muitas famílias”, destacou o secretário.

O Projeto Travessia reúne a colaboração das Secretarias de Educação; Assistência Social e Trabalho; Meio Ambiente e Sustentabilidade e Cultura e Turismo. A proposta, além de atender a sede de Barreiras, atende moradores de comunidades rurais como Barrocão de Cima, Chico Preto, Mantiqueira, Boqueirão do Justino, São Vicente, Campo Grande e ainda para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II). “É uma iniciativa que tem na sua base a economia verde e as dimensões humanas, com inclusão social, geração de renda e fortalecimento das comunidades e suas culturas”, pontuou Maria da Penha.

Projeto Travessia – Trata-se de uma iniciativa prevista no Projeto Barreiras Cidade Verde e Sustentável da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que visa o desenvolvimento da economia verde, criativa e solidária. Consiste no desenvolvimento sustentável, levando em consideração a preservação ambiental, cultural e a inclusão das comunidades rurais fortalecendo e fomentando as trocas sociais locais.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *