Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Secretaria de Saúde de Barreiras realiza Mobilização Geral do Outubro Rosa com atividade física e realização de exames

Publicado em: 27/10/2023

A prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero esteve novamente no foco das orientações da Secretaria de Saúde de Barreiras nesta quarta-feira (25), durante a Mobilização Geral do Outubro Rosa realizada no centro de cidade com participação da população, que com adereços na cor rosa, pôde entender um pouco mais sobre as duas doenças, como se prevenir, cuidar e se tratar.

O ponto de concentração da Mobilização aconteceu na BR 242 e o momento interativo contou com a participação da fisioterapeuta do CER II, Gracy Prado, que realizou atividades físicas enfatizando a importância dessa prática laboral na saúde da mulher. A Secretaria de Saúde também disponibilizou uma estrutura com atendimento ao público e oferta de exames como bioimpedância com a equipe de Nutrição; administração de vacinas com equipe da Copim; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, realizados pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE); e ainda, orientações de enfermagem e fisioterapia com acadêmicos e profissionais da Faculdade Uninassau.

Dona Elizene de Souza, moradora do bairro Vila Rica, aproveitou a oportunidade para participar da aula aeróbica e realizar alguns exames. “Um ação muito bacana, esse tema é necessário ser debatido sempre que oportuno. Além de dançar um pouco e fazer alongamento, aproveitei para atualizar a caderneta de vacinas e realizar os testes rápidos”, contou.

Já dona Fátima Nascimento, juntamente com sua nora Vivian Maciel, ambas moradoras do bairro São Miguel, aproveitaram o momento para fazer uma avaliação nutricional. “Achamos um evento muito lindo e organizado, aproveitamos e realizamos todos os procedimentos oferecidos hoje pela Secretaria, inclusive, a bioimpedância. Esse é um tema importante e que precisa ser compreendido por todos”, enfatizou dona Fátima.

Estiveram presentes na Mobilização Geral a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues; subsecretária Juana Jamille; também a coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Emanuela Oliveira; o médico mastologista, Lucas Araújo; e ainda, os vereadores Teteia Chaves e Valdomiro José. Somente neste mês de outubro, já foram realizados mais de 800 exames de mamografia, e mais de 200 ultrassons de mama, como explica a secretária.

“É com muita satisfação que realizamos mais uma ação da Campanha Outubro Rosa – Se toque pela Vida, em Barreiras. Mobilizamos toda nossa equipe da Secretaria de Saúde, chamando a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama e também do colo do útero. Agradeço imensamente a todos os parceiros e profissionais que estiveram envolvidos nessa Mobilização Geral do Outubro Rosa, de modo especial a colaboração do Corpo de Bombeiro Militar, acadêmicos e profissionais da Faculdade Uninassau. Diariamente, toda nossa rede de saúde, desde a Atenção Primária até as Unidades Especializadas, estão preparadas para acolher, atender e auxiliar toda população com orientações e realização de exames. Até o próximo dia 31 de outubro, todas nossas 49 unidades de saúde estarão com ações voltadas para a saúde da mulher”, ressaltou Jamile Rodrigues.

Na sexta-feira (27), a Secretaria de Saúde realizará o Dia D da Campanha Outubro Rosa – Se toque pela Vida!, com atendimentos exclusivos para as mulheres. Já no sábado (28), uma Agenda Especial será realizada no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), com oferta de vários procedimentos a partir das 7h.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *