Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Encontro do Programa Água Doce ressalta oferta de água de qualidade para comunidades rurais

Publicado em: 22/11/2023

O Programa Água Doce (PAD) está levando água de qualidade para o consumo de mais de 17 mil famílias baianas, de comunidades rurais de 55 municípios. O Água Doce é uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com o Governo do Estado. O programa já implantou 291 sistemas de dessalinização de água na Bahia e, para monitorar o andamento das atividades, foi realizado nesta terça-feira (21), o VIII Encontro Estadual do Programa Água Doce, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Na Bahia, o PAD é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e executado em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A CAR é uma parceira estratégica na manutenção física e de gestão dos sistemas, com equipes especializadas que auxiliam a gestão do sistema em cada localidade.

Na abertura do encontro, o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, falou sobre a estratégia da companhia na manutenção dos sistemas.  “Através de uma relação próxima com prestadoras de assistência técnica como o Movimento de Organização Comunitária (MOC), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab), a CAR construiu um ambiente que, além de ofertar água de qualidade, também entrega suporte técnico às comunidades rurais. Ou seja, é um Programa que leva água de qualidade entrelaçada com outras ações para o rural baiano”, comentou Jeandro.

A participação da CAR no PAD foi ressaltada pelo Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Tiago Porto. “A CAR realiza a maior parte do braço executivo do Programa e nos garante a manutenção dos sistemas, do arranjo social e do teste de qualidade da água. É uma parceria indispensável inclusive na realização e mobilização desse evento, com a presença das famílias agricultoras”, informou Tiago.

As ações impactam as famílias agricultoras por toda a Bahia. A moradora da comunidade Pedra Bonita, no município de Pé de Serra, Vanuza de Jesus, enaltece o trabalho realizado na manutenção dos sistemas. “Por meio da CAR, a assessoria do MOC nos dá todo o suporte e conhecimento que a gente precisa para garantir, além de uma água de qualidade, a sustentabilidade da nossa comunidade”, elogia Vanuza.

Já a representante de Arapuá Novo, no município de Jaguarari, Telma Gonçalves, valoriza o sistema de dessalinização também para a produção de doces do grupo de mulheres da comunidade. “Antes, a gente não tinha uma água tratada, de boa qualidade. Hoje, a gente usa a água doce tanto para o nosso consumo quanto para a produção de alguns doces que a gente produz. Temos um orgulho muito grande da nossa água”, disse Telma.

O evento segue até esta quarta-feira (22) com mais atividades de avaliação, monitoramento e planejamento das novas ações do Programa Água Doce. A abertura contou também com as presenças da secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, do coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio, da representante do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Bárbara Souza, da coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Célia Firmo, a secretária executiva do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), Jainei Silva e o gerente de projetos da Bahia Pesca, Luiz Sanches.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *