Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Projeto Primeiro Emprego inicia contratação de beneficiários

Publicado em: 22/11/2023

Em pouco mais de uma semana, 439 egressos dos cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional já atenderam à convocação do Projeto Primeiro Emprego (PPE) e estão prestes a vivenciar a sua primeira experiência profissional na área de formação técnica, atuando em órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Até fevereiro de 2024, a expectativa é que sejam contratadas 2 mil pessoas, com uma média de 500 novos beneficiados por mês.

“A convocação é um processo contínuo”, explica Marta Mascarenhas, responsável pelo PPE na Secretaria da Administração do Estado (Saeb), ao lembrar que os egressos que ainda não foram chamados – mas atendem aos critérios do Projeto – terão novas chances de contratação. A convocação, realizada pela Secretaria do Trabalho (Setre), começa por aqueles que tiraram as melhores notas durante todo o curso, por território e curso, segundo o ranking da Secretaria de Educação e com prioridade para as pessoas com deficiência.

A coordenadora alerta também sobre a importância dos interessados atualizarem os seus dados pessoais no cadastro do Estado, como e-mail e número telefone, de modo a facilitar o contato para convocação. A atualização pode ser feita por meio do site, na escola de realização do curso técnico ou em uma das 121 unidades do SineBahia.

Expectativas

Responsáveis pela execução do PPE a partir de termos de convênio firmados com a Saeb, a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e a Fundação Estatal de Saúde da Família (FESFSUS) vêm recebendo um grande fluxo de convocados. Encaminhados para a assinatura dos contratos, os jovens chegam às unidades repletos de expectativas sobre o novo ciclo iniciado com o Projeto Primeiro Emprego.

Técnica em Administração, Graziele Sales diz que está muito feliz com a convocação. “Tudo que espero do projeto é poder aprender, crescer, evoluir e colaborar com o Estado que abriu as portas do trabalho para mim”, revela a jovem. Já o também técnico em administração Yuri Gabriel Santos da Silva, 18 anos, conta que a oportunidade surgiu num momento difícil, em que se deparava com dificuldades para encontrar um emprego. “Já tinha perdido a base, a estrutura, mas agora o Projeto está me ajudando a me reerguer, a acreditar novamente num sonho”, comemora.

Lançado em 2016, o Projeto Primeiro Emprego já beneficiou mais de 17 mil jovens. A convocação atual integra a modalidade de emprego formal no espaço público. Para participar, é preciso não só ter concluído o curso de nível médio técnico na rede estadual como ter realizado estágio na área da sua formação. Após a convocação, é verificada a experiência profissional, ficando de fora apenas ex-alunos que tenham atuado profissionalmente na área do curso, com carteira assinada e por mais de doze meses.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *