Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Embasa promove melhorias que garantem segurança hídrica no sistema de abastecimento de Barreiras

Publicado em: 13/12/2023

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) concluiu, no último domingo (10), uma série de melhorias e revisões dos equipamentos eletromecânicos no sistema de abastecimento de água para garantir maior segurança hídrica no atendimento à população de Barreiras, no Oeste da Bahia. As intervenções começaram em setembro e incluíram a instalação de dois novos conjuntos motor-bomba. Com isso, a estação de tratamento do município aumentou em 25% sua capacidade de produção de água, para um volume máximo de 500 litros de água por segundo.

Neste ano atípico de calor extremo, com os efeitos do El Nino, a Embasa tem acompanhado a excepcionalidade do período para garantir resposta rápida no atendimento à população. No período da estiagem, nos meses de setembro a novembro, a estação precisou aumentar a produção, tratando 480 mil litros a mais por hora em comparação com o período das chuvas. Essa demanda extra tem se prolongado diante do atraso no período chuvoso. Os novos equipamentos em funcionamento vão possibilitar o atendimento em toda a área de abrangência da sede durante 24 horas por dia, conferindo maior segurança operacional em caso de uma eventual pane em um dos equipamentos.

“O abastecimento vem ocorrendo normalmente em Barreiras, devido ao empenho da equipe que criou soluções rápidas com incremento na oferta de água e no rígido controle no monitoramento do sistema”, explica o gerente regional da Embasa, Marcos Rogério Moreira. No Oeste da Bahia, o calor extremo e a baixa umidade, típicos da região entre agosto e outubro, ocorreram com registros de temperatura acima da média dos últimos anos, gerando uma resposta natural da população, que aumentou a demanda por água tratada nos municípios atendidos na região.

Intervenções – A Embasa aproveitou a interrupção programada do sistema de abastecimento deste domingo (10) para executar outras intervenções na área da estação de tratamento. Mais de 30 profissionais trabalharam de forma coordenada para, além de colocar em funcionamento um novo conjunto motor bomba, executar serviços como substituição de registro de descarga de um dos decantadores e revisão das instalações elétricas com ampliação da subestação de energia.

As equipes também realizaram ajustes da rede adutora, visando a redução de perda de carga localizada e correção de vazamentos no barrilete da estação elevatória de água tratada. As intervenções iniciaram às 6 da manhã e foram concluídas no prazo previsto e o fornecimento de água foi gradativamente retomado no início da tarde do mesmo dia.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *