Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Temido por Gestores Municipais, TCM publica aposentadoria de Fernando Vita

Publicado em: 21/12/2023

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) oficializou nesta quinta-feira (21), por meio do Diário Oficial, a aposentadoria do conselheiro Fernando Vita.

Durante anos trabalhando no TCM e com conduta ilibada e saber jurídico indiscutível,  é de conhecimento de todos que compõem os corpos técnicos de prefeituras, câmaras e autarquias, que independente se as contas estavam excelentes ou não, nenhum gestor queria ter Vita como Relator. Isso, porque em sua maioria esmagadora, seus votos sempre eram duros! Quando as contas eram aprovadas, na maioria esmagadora sempre apontavam com ressalvas, isso quando não eram diretamente rejeitadas e com multas altas.

Vita era conhecido como o ‘terror’ dos gestores, uma vez que sua atuação era simplesmente técnica e não chegado a politica. Sua aposentadoria vitalícia deve fazer com que muitos prefeitos soltem fogos até o final do ano!

A saída de Vita do cargo já era esperada, pois ele atingiu 75 anos, idade limite para se manter no posto. Com a vacância, abre-se uma frente de disputa entre o PT e o senador Otto Alencar, como mostrou.

Com a aposentadoria de Vita, o número de conselheiros mais próximos do senador cai para dois: Francisco de Sousa Andrade Netto, presidente do tribunal, e Plínio Carneiro Filho, corregedor. Os selecionados sob a batuta do PT já são três: o ex-auditor Ronaldo Sant’Anna e a ex-primeira-dama Aline Peixoto, escolhidos na gestão de Jerônimo, e o ex-deputado federal Nelson Pelegrino, nomeado pelo ex-governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil.

O outro conselheiro do TCM é Mário Negromonte , visto como o mais independente pois tem boas relações tanto com o governo quanto com a oposição, a exemplo do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União). Num cenário em que Paulo Rangel ingresse na Corte, o grupo mais próximo do PT terá maioria e plenas condições de eleger o próximo presidente do tribunal – Pelegrino estaria mirando o posto.

Por fim, que Deus abençoe Fernando Vita com muita saúde  e que ele sinta-se satisfeito e alegre de ter cumprido o seu papel de forma honrada!

Com informações do Política Livre

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *