Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Estado inicia parceria com prefeituras para oferecer serviços municipais na plataforma ba.gov.br

Publicado em: 07/2/2024

A plataforma www.ba.gov.br vai passar a incorporar serviços municipais oferecidos pelas prefeituras, para garantir mais comodidade e tranquilidade aos cidadãos baianos. Lauro de Freitas será a primeira cidade a participar do projeto piloto de integração com a plataforma estadual, começando com oferta de serviços relacionados ao Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU).

A escolha do município da Região Metropolitana de Salvador (RMS) para dar início ao processo se deu por já possuir serviços com condições técnicas de servir como piloto para o processo de municipalização do ba.gov.br e por estar entre as cinco cidades com maior acesso à plataforma. Uma reunião com representantes do Estado e a prefeita Moema Gramacho, nesta terça-feira (6), marcou o início da parceria.

O diretor de Transformação Digital da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), Igor Takenami, informou que o projeto segue diretrizes do Ministério de Gestão e Inovação junto ao Estado da Bahia. “O ba.gov.br é uma ferramenta que facilitará, também, a transformação digital dos serviços públicos nos municípios e já é um sucesso na Bahia”, explicou ele.

O ba.gov.br, portal de serviços e relacionamento do cidadão com o Governo da Bahia, substituiu o SAC Digital, em 2023, e passou a concentrar todos os serviços digitais do Governo, notícias e informações. Criado pela Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), a plataforma já realizou mais de 17 milhões de atendimentos e conta com cinco milhões de usuários cadastrados, mais de 30% da população baiana. Já são 582 serviços públicos digitais disponíveis no ba.gov.br, que é experiência pioneira no estado, com o objetivo de garantir facilidade e comodidade a todos os cidadãos.

Também presente no encontro, o coordenador-geral de Mídias Digitais da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), Daniel Ribeiro, destacou o empenho do Governo para municipalizar os serviços na plataforma e, assim, facilitar a vida das pessoas. “A Secom tem reforçado esse propósito de transformação digital, em especial no sentido da prestação de serviços, porque entendemos que a comunicação e as ferramentas tecnológicas têm que estar a serviço da melhoria de vida das pessoas. E, agora, o foco em municipalizar, a partir desse projeto com a prefeitura de Lauro de Freitas, reforça o uso dessa tecnologia, também, para todos os 417 municípios da Bahia”, afirmou.

Lançado em novembro do ano passado, o ba.gov.br garante segurança e confiabilidade aos usuários que buscam acesso aos serviços por meio de canais web, mobile (iOS e Android) e WhatsApp. A prefeita Moema Gramacho ressaltou as facilidades da parceria, tendo a população como principal beneficiada: “é a utilização melhor da tecnologia, a serviço da população, e a oferta de serviços voltados, não só relacionados a tributos, mas com a possibilidade de trabalhar a questão da Educação, da Saúde, da melhoria da gestão administrativa, porque, cada vez que a gente melhora a gestão administrativa, estamos oferecendo melhores serviços à população, de forma mais rápida, mais prática e de melhor qualidade”.

Ainda de acordo com a gestora laurofreitense, o Estado demonstra uma visão estratégica, não só por querer trabalhar com os municípios, mas de utilizar a tecnologia para qualificar o trabalho. “Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues pelo envio de representantes de várias áreas do Estado. Nós temos que buscar sempre estar o mais próximo possível dos cidadãos, e o município é esse espaço. A partir daí, ofertar os serviços de qualidade, com a rapidez necessária e de forma mais econômica, numa relação de ganha x ganha”, defendeu Moema.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *