Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Ações da Sema e Inema são destaque em seminário na cidade de Mundo Novo

Publicado em: 21/3/2024

Os trabalhos de conservação, prevenção e combate aos incêndios florestais realizados pela Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram os destaques do 1º Seminário Territorial de Meio Ambiente em Jequitibá, realizado nesta quarta-feira (20), no município de Mundo Novo. Com o tema preservação e desafios, o evento teve o objetivo de evidenciar a temática de preservação ambiental na região e contou com a presença de especialistas, representantes do Ministério Público, de universidades e comunidades locais.

Após ministrar a palestra sobre o Programa Bahia Sem Fogo, monitoramento e fiscalização ambiental, a coordenadora de Fiscalização de Campo do Inema, Fabíola Cotrim, agradeceu aos organizadores pelo convite e apresentou as ações do Governo do Estado para a prevenção, monitoramento aos incêndios florestais.

“Participar deste evento é o reconhecimento do trabalho feito pela Sema e o Inema. Apresentei os principais eixos de ação do Bahia Sem Fogo, a atuação na prevenção às queimadas, promovendo cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, ações de educação ambiental e aquisição de equipamentos de proteção individual e coletiva, distribuídos entre as brigadas voluntárias”, explicou Cotrim.

Na programação, também teve destaque a gestão de Unidades de Conservação (UC’s), com as temáticas áreas protegidas, desafios climáticos e desenvolvimento socioambiental. “A criação de áreas protegidas e a consolidação das UC’s existentes são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Piemonte do Paraguaçu é o território responsável por abastecer a bacia de nosso maior rio genuinamente baiano. Na atividade de hoje estamos buscando ampliar a mobilização nessa região que é estratégica do ponto de vista da sustentabilidade”, ressaltou o representante do Inema na gestão do Parque Estadual Morro do Chapéu, Mateus Oliveira.

Organizado pela instituição católica Mosteiro Nossa Senhora Mãe do Divino Pastor, localizado no povoado Jequitibá, o seminário vai até quinta-feira (21), quando acontecem uma caminhada ecológica e o plantio de 500 mudas de espécies nativas.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *