Barra Acontece – Ano 10 –As Noticias Fluindo das Correntezas dos Rios: Grande e Velho Chico

Desembargadores do TJ-BA participam de lançamento do filme “A voz de Ruy – O arquiteto da República”

Publicado em: 11/3/2024

O Cine Glauber Rocha, localizado na Praça Castro Alves, em Salvador, foi palco da exibição de lançamento do filme “A voz de Ruy – O arquiteto da República”, no dia 4 de março. O evento contou com a presença dos desembargadores Lidivaldo Reaiche Britto, Antônio Adonias e Maria de Fátima Carvalho.

O documentário celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa, uma das mentes mais brilhantes da história brasileira. Fortalecendo ainda mais a participação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), o filme ressalta o papel do desembargador Lidivaldo Reaiche Britto em vários momentos da narrativa.

Patrocinada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), bem como pela Acelen, a obra visa não apenas entreter, mas também educar. Após a pré-estreia, o filme será levado a escolas e universidades como ferramenta educativa, buscando preservar a memória de Ruy Barbosa.

A película mergulha na vida multifacetada do jurista, explorando seus papéis como jornalista, político, jurista e diplomata. Com depoimentos de especialistas, a obra é uma jornada reveladora pela contribuição singular do jurista soteropolitano à construção da nação.

Cabe destacar que o TJ-BA reconhece Ruy Barbosa como um ícone do Judiciário nacional. Em 2023, a Corte baiana promoveu melhorias em sua cripta, localizada no Fórum nomeado em homenagem ao Águia de Haia. A reforma proporcionou melhorias sensíveis na infraestrutura elétrica e física da Cripta, contribuindo para uma melhor iluminação, refrigeração e restauração do ambiente.

Rico em símbolos que contam a História da Bahia e do Brasil, o Fórum se tornou um marco relevante para o Judiciário baiano. O local, que guarda os restos mortais de Ruy Barbosa e da esposa Maria Augusta Viana Bandeira, foi construído pelos escultores Mário Cravo Júnior e Ismael de Barros. Também possui uma Biblioteca com mais de 45 obras, salões nobres para eventos solenes e julgamentos, bem com o Memorial do Poder Judiciário, com mais de 80 peças históricas.

  • Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *